sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UMA TRISTE CONSTATAÇÃO

Hoje, 9 de setembro, o Diário da Corrupção completa um mês de existência. Em 30 dias, foram publicadas – até o momento em que escrevo – 182 notícias sobre corrupção e toda sorte de trambiques levados a cabo Brasil afora.
Desde a tentativa de se corromper um policial por meros 20 reais até esquemas multimilionários de desvio de verba, licitações viciadas etc.
Quando um cidadão acredita que pode corromper um agente público por uma insignificância, talvez isso demonstre com clareza a percepção que a sociedade tem da fragilidade das nossas instituições; e quando agentes públicos se unem a empresários desonestos – corruptos e corruptores –, às vezes quase que à luz do dia, certamente isso demonstra com igual clareza sua cínica certeza de impunidade.
Sintoma de um país cujas instituições já balançam por conta de sua tibieza.
Tem razão o ex-embaixador americano ao dizer que “a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era 'generalizada e persistente' e atingia todos os Três Poderes”. Veja matéria do post abaixo, coincidentemente publicada hoje (a opinião do embaixador nem precisaria ter vazado no Wikileaks, porque não traz novidade alguma que qualquer brasileiro minimamente informado já não saiba).
De fato, por sua arrogância somada a uma inacreditável leniência, Lula talvez tenha sido um patrocinador da corrupção como, usando palavras dele, nunca antes se viu na história deste país. Mas não foi só ele. A corrupção está impregnada em alguns aspectos de nossa cultura político-administrativa e não será fácil eliminá-la.
Daí a necessidade urgente de a sociedade demonstrar que já não aceita mais esse tipo de conduta. Que lugar de corruptos e corruptores é na cadeia. E que não poderão mais gozar dessa profusão de artifícios jurídicos que os mantém inapelavelmente livres, leves e soltos para continuarem com seus crimes e suas matreirices.
E é o que parece que começa a acontecer aqui e acolá, com movimentos anticorrupção surgindo espontaneamente por toda a sociedade; quem viveu o “diretas já” sabe muito bem o que um levante pacífico significa e quão benéfico pode ser.
Voltando ao Diário da Corrupção, neste primeiro mês tivemos uma média diária ligeiramente superior a 6 postagens, todas invariavelmente ligadas aos temas corrupção e improbidade, o que demonstra, até o momento, que minha tese de que o escândalo virou rotina é uma triste verdade.
Dentro de mais 11 meses este blog fará um ano. Espero poder mantê-lo até lá; espero igualmente constatar que minha tese foi um engano e que o Brasil não está moralmente tão abatido quanto faz parecer.

Zeca Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário